Inclusão social – uma questão de cidadania

Você sabe o que realmente quer dizer inclusão social?

Mais do que um ato nobre ou bonito, inclusão social trata de inserir no convívio da comunidade pessoas ou grupos que, por ventura, se encontrem em uma situação de deslocamento ou exclusão.

Trata-se de acolher as minorias – e nesse contexto, podemos considerar aqui aqueles com dificuldades ou necessidades especiais, físicas, cognitivas, sensoriais ou mentais, por exemplo.

Já é um preceito da cidadania sermos cidadãos inclusivos; isso por uma questão até mesmo moral. No entanto, ainda observa-se grande dificuldade na nossa sociedade em, muitas vezes, compreender a importância dessa igualdade, a importância de fazer parte de algo e se sentir acolhido. Somente conseguimos ter noção do quão grande é essa questão quando nos colocamos no lugar do outro, quando fazemos uso da nossa empatia.

Mas esse é um processo complexo. Pessoas com limitações físicas, cognitivas, sensorial ou mental necessitam de auxilio para estarem inseridas na sociedade. Muitas terapias estarão presentes na vida destes indivíduos, inclusive a Terapia Ocupacional.

Terapia Ocupacional

A Terapia Ocupacional trabalha para habilitar ou reabilitar indivíduos que apresentam questões no âmbito social, dentro de sua atuação terapêutica, visando autoestima, autonomia e independência. Auxilia a se reconhecer no mundo e conhecer o mundo ao qual está inserido.

Se necessário, desenvolve adaptações para que a inclusão ocorra de maneira mais tranquila – usando como base Tecnologias Assistivas.

A Terapia Ocupacional atende desde a criança até o idoso que apresentem déficit físico, cognitivo, sensorial ou mental que as incapacite de estarem incluídas na sociedade, ou as limite em suas ações diárias.

Se você apresenta algum destes déficits ou conhece alguém que os apresenta, entre em contato com a Apis PróBaby.