Mitos sobre a vacinação

Notícias sobre vacinação sempre causam certo alvoroço. Apesar de serem essenciais para a prevenção de diversas doenças, as vacinas parecem estar sempre na berlinda, com a propagação de diversas notícias falsas, inverídicas ou, simplesmente, compartilhadas para gerar medo.

Para ajudar a eliminar qualquer má compreensão que você tenha em relação à vacinação, a Apis PróBaby vai decifrar alguns dos principais mitos sobre o assunto. Confira!

Vacinas estão relacionadas ao autismo

Se você já ouviu falar que a vacinação pode desencadear certos graus de autismo, pode ficar despreocupado; isso é um mito. Não há indício, estudo ou constatação que comprove a relação entre vacina e autismo, essa é uma falsa notícia.

Tomar a mesma vacina duas vezes faz mal

Outro boato que causa grande preocupação desnecessária. É totalmente compreensível que as pessoas tenham grande cuidado sobre este assunto, afinal, estamos falando de saúde.

Porém, se você tomou alguma vacina para uma doença específica e não se lembra quando (ou mesmo se chegou a se imunizar!), você pode sim procurar uma clínica de vacinação para ser imunizado novamente.

É importante, inclusive, frisar que algumas vacinas só garantem efeito de imunização com mais de uma dose. Se informe com seu médico quais são elas e quando tomar os reforços!

Vacinas são só para crianças

Não é porque grande parte das imunizações acontecem na infância, que as vacinas são somente para crianças. Adultos, idosos, gestantes, não importa – vacina é para todos.

Crianças que se alimentam bem, correm descalças e são saudáveis não precisam de vacinas

Tome muito cuidado ao pensar desta forma, pois por mais saudáveis que seus filhos sejam, eles precisam ser imunizados. Evitar doenças que podem inclusive levar à óbito é uma das principais vantagens da prevenção por meio de vacinas.

Em caso de dúvidas, ou se ouvir algum boato que te traga qualquer medo em relação à vacinação, entre em contato e se informe com um profissional da área de saúde.

Vacinar é um ato de amor. Coloque sua carteira de vacinação em dia com a Apis PróBaby!